A expatriação de funcionários para sedes de outros países está se tornando cada vez mais comum em razão da globalização e de novas estratégias de empresas multinacionais para expandir e melhorar a qualidade de seus negócios. Esse intercâmbio de colaboradores visa promover troca de conhecimento, aplicação de know-how estrangeiro e, consequentemente, aumento na produtividade.
Frente ao constante aumento de processos de deslocamento de funcionários para diferentes países, torna-se necessário um sistema de suporte para cada expatriado e sua família durante o processo de mudança. A complexidade da expatriação é, muitas vezes, subestimada pela empresa, mas ela deve dedicar bastante atenção às necessidades do transferido e sua família nesse período para que não haja um retorno precoce ao país de origem.

Conheça abaixo os maiores desafios envolvidos na expatriação:

Adaptação cultural

Não importa quantas vezes o estrangeiro tenha mudado de país, cada adaptação é um novo processo, pois os contextos são sempre diversos. Entender a cultura local e saber como se comportar socialmente e no ambiente corporativo estão entre as habilidades mais importantes para um bom convívio no país de destino. O domínio das regras escritas e não escritas torna-se necessário para uma boa adaptação ao novo ambiente. Para facilitar essa transição, a Crowe-Gabe oferece um treinamento intercultural personalizado sobre a cultura brasileira, pontos turísticos, segurança, transporte e muito mais ao expatriado e toda a sua família.

Aprendizagem do idioma

O idioma costuma ser a maior barreira para o expatriado. Seja na hora de lidar com questões burocráticas ou pedir um pão na padaria, ele inevitavelmente enfrentará dificuldades se não souber a língua local. Por isso, o ideal é iniciar a aprendizagem antes da viagem, para que o estrangeiro já esteja familiarizado com o idioma e as maneiras de se comunicar da população do país de destino.

Processos burocráticos

Em alguns países, os processos de solicitação e emissão de documentos para expatriados costumam ser pouco eficazes, pois não estão alinhados ao mercado internacional. Por isso, é preciso ter conhecimento de campo e paciência para regularizar toda a documentação do estrangeiro em questão. Sem a assistência necessária, esses processos podem tirar noites de sono e criar problemas tanto de curto como de longo prazo.

Planejamento e suporte

O planejamento detalhado de todos os procedimentos a serem realizados é o segredo para o sucesso da expatriação. Por se tratar de um conjunto de trâmites complexos, com bastante margem para erros, o mais indicado é contar com o suporte de uma empresa especializada em mobilidade global. Assim, a empresa contratante tem a garantia de uma mudança sem maiores obstáculos e com toda a assistência de uma equipe experiente no assunto.

A expatriação não um processo fácil, mas pode trazer muitos benefícios à empresa que transfere e ao expatriado se realizada de maneira correta e com o devido planejamento. Nós podemso assessorá-lo com todos os procedimentos, de A a Z – entre em contato!

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.

Mostrar Aviso