Você vai mudar de bairro, de cidade ou de país? Ou vai juntar-se ao seu parceiro(a)? Quem sabe irá dividir um apartamento com seus amigos? A locação de imóveis está sempre associada a um momento de transformação na vida de um indivíduo. Mas, para que o processo ocorra de maneira tranquila e justa para ambos os lados, é necessário tomar alguns cuidados. Caso contrário, um momento que deveria ser de felicidade, pode transformar-se em um show de horrores.

Entre os problemas que podem aparecer estão cobranças feitas por danos já presentes no imóvel antes da entrada, assunção de custos extras não contemplados anteriormente, ou dívidas do locador (IPTU, condomínio, etc.). Além disso, o imóvel pode apresentar diversos danos inesperados, por isso é vital estar respaldado por um contrato de locação e um laudo de vistoria minuciosos.

Avaliar necessidades

Você é sozinho, tem um parceiro(a) ou uma família? De quantos quartos precisa? Quão importante é a área de lazer do local? Antes de mais nada, tenha em mente o que você procura e quais são as suas prioridades antes de visitar os imóveis. Esses parâmetros irão ajudá-lo a fazer uma escolha mais adequada às suas expectativas e necessidades, além de otimizar o seu tempo.

Colocar os gastos na ponta do lápis

Além do gasto com aluguel, você também será responsável por pagar condomínio, IPTU, água, energia, gás, internet e telefone no seu novo imóvel. A junção desses custos pode exceder o budget inicialmente proposto, por isso é essencial fazer os cálculos exatos antes de escolher o imóvel.

Analisar condição do imóvel

Avaliar o imóvel minuciosamente é indispensável para evitar problemas no futuro. Não hesite em testar todas as janelas, torneiras, chuveiros, luzes e descargas. Assim você evita surpresas desagradáveis logo no início da locação.

Atentar-se ao contrato

O contrato de locação pode conter armadilhas escondidas, por isso leia cada linha com muita atenção para evitar dores de cabeça. Caso precise de assessoria, temos uma equipe muito competente e preparada para auxiliá-lo com essas questões.

Fazer uma vistoria minuciosa

O laudo de vistoria é tão importante quanto o contrato de locação. Ele deve conter fotos e descrições detalhadas de cada problema identificado no imóvel para evitar cobranças indevidas ao final da vigência do contrato.

Verificar a documentação do imóvel

Por mais que você tenha gostado de um apartamento, não assine o contrato antes de verificar a documentação dele e do locador. Atentar-se à matrícula do imóvel, ao pagamento do IPTU e a possíveis dívidas de condomínio, energia, água e luz é indispensável para garantir um processo de locação agradável. Além disso, verificar o CPF e o documento de identidade do locador proporciona certeza quanto à autenticidade do contrato.

Sabemos que o processo de locação pode ser muito estressante e trabalhoso, por isso colocamos nossa experiente equipe à disposição para auxiliá-lo com todos os procedimentos envolvidos:

  • Avaliação das necessidades do cliente
  • Procura de imóveis para visita
  • Elaboração da agenda de visitas
  • Elaboração e negociação do contrato de locação
  • Verificação de débitos do imóvel
  • Elaboração e/ou supervisão do laudo de vistoria
  • Ativação de energia, água, gás e internet
  • Alteração de titularidade das utilidades

Entre em contato conosco!

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.

Mostrar Aviso