
Nesta quinta-feira (16), o secretário do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS), Chad Wolf, anunciou o fechamento das fronteiras com o México e o Canadá para a maioria das viagens até dia 20 de agosto de 2020. O objetivo é conter um maior avanço do novo coronavírus em território nacional.
Os EUA lideram o ranking mundial de contaminações com mais de 3,5 milhões de casos e 138 mil mortes até o presente momento. Devido a esses números, outras nações aplicaram restrições de viagem ao país, seguindo inclusive uma recomendação da União Europeia.
O Canadá contabiliza quase 9 mil mortes e mais de 111 mil casos, já o México chegou a mais de 324 mil casos de contaminação e 37 mil mortes. Autoridades e diversas províncias canadenses se opuseram contra a abertura de fronteiras com Estados Unidos para proteger o país da disseminação do COVID-19.
A situação de fechamento deve ser revisada a cada 30 dias pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a fim de avaliar as condições para uma possível reabertura das fronteiras.