O COVID-19 foi oficialmente classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março de 2020. Mais de 20.000 mortes foram registradas mundialmente até o momento e o vírus já iniciou sua estatística de fatalidades no Brasil. Em meio a uma das maiores crises registradas na história da humanidade, países dos seis continentes estão adotando medidas para tentar conter a disseminação da doença.

No Brasil, os impactos também estão sendo massivos e só tendem a aumentar. Entre as principais medidas implementadas até agora, está a suspensão/restrição do atendimento nas unidades da Polícia Federal referente aos serviços de emissão de Passaportes e Regularização Migratória de imigrantes. Mesmo que previamente agendados, os estrangeiros serão atendidos somente em situações consideradas de extrema necessidade. Para informações mais detalhadas sobre cada caso, acesse o site da Polícia Federal.

Outra mudança anunciada no dia 19/03 pelo Governo Federal é a restrição excepcional e temporária da entrada de estrangeiros no Brasil provindos de países com alto índice de casos de coronavírus, de acordo com os parâmetros estipulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além disso, fica limitada a entrada em território brasileiro por via aérea durante 30 dias de estrangeiros originários dos seguintes países: República Popular da China; Membros da União Europeia; Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte; Comunidade da Austrália; Japão; Federação da Malásia; e República da Coréia. O governo também anunciou o fechamento das fronteiras terrestres do Brasil com países vizinhos da América do Sul, medida que terá vigência inicialmente por um período de 15 dias.

Grande parte dos países do mundo já definiu novas regras para limitar a entrada de estrangeiros em seus territórios. A preocupação está compreensivelmente generalizada e cada dia mais medidas são adotadas para tentar conter esse novo vírus, inclusive em âmbitos regionais. Nesse momento, é preciso ter bastante capacidade de planejamento e resiliência, pois se tratam de tempos difíceis. Mas a presente situação não se estenderá para sempre e poderemos, em um futuro próximo, voltar a circular entre os países.

 

    Julia Dünner – Global Mobility Services Executive 
Especialista em comunicação com 6 anos de experiência em diversas áreas de atuação. Como profissional trilíngue, meu foco é em eficiência e espírito de iniciativa para a realização de diversos projetos.

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.

Mostrar Aviso