Nesta quarta-feira (28), os governos da Alemanha e da França anunciaram um lockdown parcial para evitar a disseminação do novo coronavírus durante a segunda onda da pandemia em seus territórios.

Devido ao aumento significativo do número de casos de COVID-19 na Europa, as novas medidas serão implementadas para evitar o colapso de hospitais, como ocorrido no início da pandemia devido à lotação de leitos.

O governo alemão determinou o fechamento de bares, restaurantes e outros estabelecimentos a partir de segunda-feira (12). Comércios e escolas permanecerão abertos, mas as autoridades passaram a reforçar as recomendações para os cidadãos ficarem em casa. Além disso, os encontros sociais não podem passar de 10 pessoas de famílias diferentes.

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou em reunião com autoridades locais que os números de contaminação fugiram do controle. Foram registrados quase 15 mil casos em 24 horas na Alemanha, o maior número desde fevereiro.

Já o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou o fechamento de bares, restaurantes e comércios e a volta da exigência de que somente pessoas com justificativas válidas para sair de casa circulem nas ruas. As escolas até o ensino médio permanecerão abertas, mas devem seguir protocolos ainda não divulgados oficialmente. O comércio poderá reabrir em 15 dias caso as primeiras semanas do novo lockdown apresentem bons resultados.

Macron avaliou, durante pronunciamento na televisão, que o impacto da segunda onda da COVID-19 será pior do que o primeiro pico da doença no país, entre março e abril. De acordo com as autoridades de saúde francesas, entre 40 mil e 50 mil novas infecções têm sido identificadas todos os dias.

 

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.