Não importa quantas vezes um expatriado já tenha mudado de país, cada transferência é um novo desafio e exige uma gama de conhecimentos e habilidades para que sua adaptação ocorra de forma tranquila e sem maiores obstáculos. Além do mais, esse processo não se aplica apenas ao estrangeiro, mas também à sua família, que está igualmente sujeita às novidades do país de destino.

A cultura sempre será diferente em cada lugar, pois as pessoas enxergam, interpretam e avaliam situações de maneiras distintas. O que pode ser considerado um comportamento apropriado em uma cultura, muitas vezes é considerado inapropriado em outra.

Por isso o processo de transferência de país, quando bem preparado e conduzido, pode trazer muitos benefícios à empresa e à carreira do estrangeiro. No entanto, seu mau planejamento pode levar a diversos riscos, os quais abordaremos logo a seguir. Por essa razão, o processo de adaptação não deve ser subestimado pela empresa que está transferindo o funcionário: o cuidado com essa etapa se mostra absolutamente essencial para uma expatriação de sucesso.

Nesse sentido, é muito importante que o expatriado e sua família participem de um treinamento intercultural personalizado. Assim eles podem aprender a construir uma ponte entre o país de origem e o de destino, facilitando sua compreensão do novo local e sua população. O treinamento proporciona não apenas maior segurança e tranquilidade aos indivíduos por facilitar a adequação ao local, mas também fortalece as relações interpessoais, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.

Riscos da expatriação

Normalmente, quando uma empresa transfere o seu funcionário de país, ela costuma focar somente nos pontos positivos decorrentes da mudança. No entanto, é importante não esquecer os efeitos negativos de uma possível má adaptação. Entre eles figuram a baixa produtividade do funcionário, desentendimentos com a equipe e um consequente prejuízo para a empresa.

Além disso, sintomas como desânimo, ansiedade e depressão podem aparecer decorrentes de um choque cultural ocasionado pela expatriação. Em casos mais extremos, pode até conduzir ao retorno precoce do estrangeiro e sua família ao país de origem.

Nesse cenário, a empresa perde dinheiro e o know-how do transferido, e o expatriado perde a oportunidade de atingir o seu potencial profissional. A boa notícia é que esse desfecho pode ser evitado por meio de um treinamento personalizado.

Benefícios do treinamento para o expatriado

São muitos os benefícios de um treinamento intercultural. Entre eles estão o conhecimento mais profundo sobre as diferenças culturais, a construção de uma base sólida para lidar com elas e a diminuição de desentendimentos na comunicação. Além disso, uma boa adaptação contribui para uma vida familiar mais harmoniosa, para um aumento na produtividade no trabalho e para uma melhor integração na nova equipe.
Essas adaptações não beneficiam somente o expatriado, mas também todos que estão à sua volta.

O que o estrangeiro irá aprender

O conteúdo do treinamento intercultural é muito rico, pois engloba todas as vertentes envolvidas no processo de expatriação. Segue um resumo:

  • Informações gerais sobre o Brasil (história, dados demográficos, particularidades de cada região, etc.)
  • Informações sobre São Paulo
  • O que fazer em São Paulo (cultura, comércio, lazer)
  • Gastronomia brasileira
  • Características e hábitos dos brasileiros
  • Transporte público & saúde
  • Como ser um gestor no Brasil
  • O papel da família na vida do expatriado
  • Como lidar com empregados domésticos
  • Segurança pessoal, em residências e no trânsito
  • Fraudes com cartões e documentos
  • Orientações sobre o trânsito (sinalização, radares, multas, rodízio, comportamentos comuns, etc.)

Entre em contato conosco!

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.

Mostrar Aviso