No dia 22 de abril de 2020, o presidente americano Donald Trump assinou uma ordem executiva que suspende os processos de imigração para os Estados Unidos pelo período de 60 dias. No entanto, o documento não abrange candidatos que desejem aplicar para os vistos EB-5 e E-2.

O visto EB-5 é um programa para imigrantes que pretendem investir no país, com o intuito de estimular o fluxo de capital nos EUA e criar empregos para trabalhadores norte-americanos. Este é o único visto relacionado a investimentos no país que oferece direito a residência permanente e definitiva ao seu portador e dependentes elegíveis, com a obtenção do Green Card.

Já o visto E-2 visa investidores imigrantes vindos de países integrantes de tratados de comércio e navegação com os Estados Unidos que desejam investir uma quantidade substancial em uma empresa americana nova ou já existente.

Além disso, existem outras exceções relacionadas aos processos de imigração, ou seja, elas continuam permitidas:

• Investidores EB-5
  • Residentes permanentes (que atualmente possuem o Green Card)
  • Candidatos para o Visto E-2
  • Estrangeiros cuja presença nos EUA é de interesse nacional
  • Cônjuge de um cidadão americano
  • Estrangeiros com menos de 21 anos e filhos de cidadãos americanos
  • Portadores e solicitantes de visto L-1 (permite a transferência entre indivíduos integrantes da diretoria executiva ou gerentes de uma empresa brasileira para uma subsidiária, ou empresa ligada a esta brasileira, nos EUA)