A crise do COVID-19 chegou agora a uma nova fase crítica em todo o mundo. Embora a ênfase principal esteja em conter e gerenciar a própria doença, é importante entender e se preparar para o impacto econômico, pois muitas organizações precisarão responder rapidamente ao cenário econômico atual.

Principais áreas de foco
1. Seus funcionários

  • Priorize a segurança e o bem-estar de seus funcionários;
  • Garanta que você tenha um meio de entrar em contato com toda a sua equipe em caso de mudanças repentinas por parte dos órgãos competentes;
  • Implemente e promova medidas para apoiar a higiene e a saúde de seus funcionários, incluindo restrições em viagens;
  • Iniciar acordos de trabalho flexíveis que permitam que as pessoas trabalhem com segurança;
  • Revise a alocação de recursos, garantindo que sua equipe esteja envolvida e ciente de sua estratégia

2. Seus clientes

  • Entenda o impacto da demanda específico para sua organização;
  • Comunique-se com seus principais clientes, entenda suas necessidades atuais e garanta que eles entendam as necessidades da sua organização à luz dos eventos recentes;
  • Atualize seus clientes sobre possíveis impactos na sua oferta de serviços;
  • Ofereça soluções flexíveis e condições de pagamento para impulsionar os negócios;
  • Entenda suas obrigações contratuais.

3. Seus fornecedores

  • Avalie a força da sua cadeia de suprimentos;
  • Comunique-se com seus fornecedores para obter a melhor solução possível que funcione para ambas as partes. Esteja preparado e seja flexível quando necessário;
  • Negocie novamente suas condições de pagamento, se necessário;
  • Compreenda e avalie fontes alternativas de suprimentos, caso seus fornecedores atuais não consigam atender aos seus requisitos.

4. Fluxo de Caixa e financiamento

  • Reformule negociações e fluxos de caixa – revise suas premissas com base nas condições atuais;
  • Explore todas as possibilidades de cenários variáveis:
    • Redução significativa da receita nos próximos meses;
    • Inadimplência;
    • Cadeia de suprimentos interrompida;
    • Atente-se aos programas oficiais e medidas que estão sendo tomadas pelo governo diante da crise atual;
  • Participe de maneira proativa com seus credores para solicitar flexibilidade e iniciar solicitações de financiamento, se necessário;
  • Entenda as iniciativas governamentais disponíveis para apoiar você e sua organização, caso tenha dificuldades financeiras decorrentes do COVID-19.

5. Regulamentar

  • Entenda suas obrigações regulatórias e esteja ciente das possíveis extensões de prazo;
  • Atualize-se sobre as medidas emergenciais disponibilizadas pelos órgãos competentes.

6. Cybersecurity

  • Exploração da crise do COVID-19: cuidado com o aumento do risco de ataques cibernéticos;
  • Revise seus procedimentos de segurança e recursos tecnológicos para garantir que todo seu time esteja preparado para trabalhar remotamente;
  • Garanta que as atividades suspeitas sejam identificadas e relatadas.

Covid-19 Desk
Nós, da Crowe Macro queremos ajudá-lo a gerenciar o impacto desta crise em seus negócios. Estamos trabalhando nisso com nossos clientes e desenvolvendo continuamente nossa abordagem e ações a partir do nosso COVID-19 Desk, um comitê de especialistas criado para acompanhar a situação do seu negócio à medida que o cenário econômico apresenta mudanças.

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