Nas operações de crédito contratadas no período entre 03.04 e 02.10.2020, as alíquotas do IOF previstas nos incisos I, II, III, IV, V, VI e VII do caput e no § 15 do art. 7º do Regulamento do IOF ( RIOF ) ficam reduzidas a zero.

Os incisos mencionados do caput do art. 7º do RIOF tratam das hipóteses de créditos e financiamentos neles especificados, enquanto o § 15, trata da alíquota adicional de 0,38%, independentemente do prazo da operação, seja o mutuário pessoa física ou jurídica. A alíquota zero aplica-se, também, às operações de crédito:

a) previstas no § 7º do art. 7º do RIOF , ou seja, na prorrogação, renovação, novação, composição, consolidação, confissão de dívida e negócios assemelhados, na hipótese em que houver nova incidência do IOF, sem prejuízo da parcela cobrada na data da disponibilização dos recursos ao interessado;
b) não liquidadas na data do vencimento; e
c) cuja base de cálculo seja apurada pelo somatório dos saldos devedores diários na forma dos §§ 18 e 19 do art. 7º do RIOF , hipótese em relação à qual ,se aplica a alíquota zero aos saldos devedores diários apurados entre 03.04 e 02.10.2020.Cabe observar, ainda, que, nas operações de crédito contratadas entre 03.04 e 02.10.2020, a alíquota adicional do IOF fica reduzida a zero, tanto as que se referem ao § 15 do art. 7º, quanto as mencionadas no § 5º do art. 8º , do RIOF .

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.