Os pequenos e médios empresários são os que mais sentem os efeitos em período de crise, as limitações administrativas e as dificuldades de gestão ocasionam descontroles contábeis e financeiros. Não podemos esquecer a carga tributária que nosso País encara e as altas multas punitivas pela ausência de seu recolhimento.

Segundo publicações recentes, mais de 600 mil empresas fecharam e mais de 9 milhões de colaboradores foram demitidos nos últimos 2 meses por conta da crise da COVID19. Juntando esses fatores, antes que a empresa alcance uma situação irreversível, faz-se necessária a contratação de profissionais especializados que ajudem o empresário a compreender melhor esse momento e juntos elaborem um plano de ação efetivo.

Os auditores externos, realizando trabalhos de auditoria das demonstrações financeiras, revisões ou avaliações de controles internos, são imprescindíveis para que o empresário compreenda melhor o próprio negócio, avalie seus controles, sua saúde financeira e suas projeções futuras. Trata-se, portanto, de um meio de proporcionar poder de autoconhecimento aos administradores. Com isso, as tomadas de decisões se tornam muito mais objetivas.

Conhecer bem a organização e assegurar boas práticas são vitais para que os gestores consigam ampliar a competitividade no mercado e/ou se manterem em períodos de baixa. Afinal, a qualidade de todo o planejamento estratégico depende disso.

É importante que toda empresa submeta seus processos a uma avaliação periódica para analisar a conformidade entre o que é planejado e o que é efetivamente executado. Por isso, a auditoria, considerando os diversos trabalhos que pode realizar, pode ser considerada como um auxílio em direção à melhoria dos processos das organizações, tendo em vista que as avaliações e sugestões resultantes do diagnóstico são fundamentadas nas boas práticas do mercado.

É inerente ao processo de auditoria a identificação de riscos, algumas vezes ainda desconhecidos pelo empresário, o que possibilita a elaboração de um plano de ação e sua mitigação, muitas vezes em tempo hábil antes de sua materialização.

A contratação de uma auditoria é, talvez, um dos grandes passos que uma empresa pode dar em direção à otimização de sua governança corporativa. Por outro lado, ela também pode ser um desafio para a alta gerência e todos os demais colaboradores, uma vez que avalia as atividades e pode trazer mudanças na forma como os processos são executados.

Luciana Toniolo – Audit Partner

Profissional com mais de 22 anos de experiência em projetos locais e internacionais, incluindo participação em cursos no Brasil e exterior. Atende clientes em uma variedade de indústrias, incluindo educação, manufatura, serviços, médica, commodities, energia, telecomunicações e internet/propaganda. Experiência em auditoria, impostos e due diligence.