Uma das formas de você se manter sempre informado a respeito da sua população de colaboradores é criar um canal eletrônico onde as pessoas possam informar diariamente como elas estão perante a pandemia que estamos vivendo.

É extremamente importante que a área de RH e Gestores estejam acompanhando essas informações e tomando as medidas cabíveis sempre que necessário.

Este monitoramento diário fará com que os profissionais se sintam acolhidos e devidamente orientados pela empresa. Importante ressaltar que nenhum profissional que apresente positivo para Covid-19 deve ter sua identidade exposta sem a devida autorização formal.

Trata-se de um momento em que além do bem-estar físico, o bem-estar psicológico dos seus profissionais também deve ser tratado com a devida importância, para isso é importante gerar engajamento de todos e principalmente dos gestores para que acompanhem de perto suas equipes e profissionais.

É recomendável com a prática de home office, o uso de ferramentas de vídeo conferências para realizarem conversas com o time, alinhamentos de trabalho e pausas para coffee-break, se possível com todos juntos, pois essas ações fazem com que o trabalho seja melhor alinhado e que os profissionais se sintam menos sozinhos e isolados.

Uma outra dica é evitarmos a propagação de notícias fakes entre nossos colegas de trabalho. Sempre se certifique que a fonte seja confiável e que a mensagem seja relevante e não angustiante, pois isso favorece ao bem-estar emocional dos profissionais, evitando leva-los a um estado ainda mais angustiante, prejudicando a sua capacidade de discernimento, foco e relaxamento.

Lembre-se que o contato com profissionais em home office acaba limitando a nossa habilidade interpessoal, ou seja, nas comunicações que estabelecemos diariamente nós não conseguiremos saber ao certo como as pessoas estão reagindo, portanto, não devemos cair na cilada de pressupor fatos ou de criarmos idealizações. Para lidarmos com isto é fundamental:

– Comunicação efetiva – Lembrar-se que você não está frente a frente com as pessoas do seu time. Portanto é preciso que a informação seja passada com clareza e com dupla checagem quanto ao seu total entendimento. Caso contrário você não terá um resultado positivo da prática do trabalho em home office.

– Inteligência emocional – Esta habilidade nos faz mais articulados em entender as nossas próprias emoções e as emoções de outras pessoas. É preciso entender caso algum profissional esteja passando por situações difíceis na família, com por exemplo, com pessoas próximas e familiares aguardando confirmação ou que já estejam positivas com Covid-19.

Escuta ativa – Não pressupor, mas indagar e de fato escutar. Estar aberto para ouvir sua equipe, sem julgamentos e pressuposições te fará estar mais próximo de todos. E é necessário treinar nossa escuta para de fato conseguirmos ajudar na situação.

Para apoia-los ainda mais nas medidas de apoio aos profissionais da sua empresa, lembre-se de que “Duas cabeças pensam melhor que Uma”. Ou seja, a criação de um comitê de crise, que poderá ser responsável por garantir que as melhores medidas, comunicações e ações sejam analisadas e rapidamente aplicadas, para que a organização passe por esta fase, garantindo a integridade do seu principal ativo, que são as pessoas.

Rosana Marques – Gerente de Gestão de Pessoas

Psicóloga com mais de 14 anos de experiência profissional na área de Recursos Humanos. Profissional auto motivada que consegue resultados e que possui capacidade para coordenar e executar vários projetos simultaneamente.