Uma das árduas tarefas dos profissionais de Compliance é a de treinar pessoas e passar a mensagem da importância, para todos, do cumprimento das regras, leis e regulamentos, sejam eles internos ou externos.

Dessa forma, os profissionais realizam diversos tipos de treinamentos voltados a esses temas, mas ainda vemos um alto índice de falha nesse processo, seja por falta de atenção, entendimento, desinteresse no assunto ou o típico pensamento de “estou fazendo para cumprir tabela”.

De acordo com Richard L. Cassim, um dos 100 maiores influenciadores de ética empresarial, os principais fatores relacionados a esse problema são:

1 – Os treinamentos são focados apenas na empresa e não nas pessoas, ou seja, proteger a organização é importante, mas somente o bem-estar da empresa é levado em consideração e não o dos profissionais, sendo importante ressaltar como isso ajuda e afeta seus colaboradores.

2 – Geração do sentimento de ser apenas “mais um monte de regras que devemos seguir, já existem tantas”. Ter cuidado ao passar a mensagem para que isso não seja sempre considerado como mais do mesmo.

3 – Descuido ao passar a mensagem, pois hoje é muito fácil machucar egos, e um tom acusador, às vezes, faz com que as pessoas se bloqueiem para o que está sendo passado, dificultando o aprendizado.

4 – Os líderes da organização, que deveriam dar o exemplo, falam uma coisa e fazem outra. A desconfiança ou um comportamento percebido de forma inadequada podem levar o treinamento por água abaixo.

5 – O lado técnico sempre vai existir, porém, tentar humanizar esse processo é necessário, pois o lado humano é o que envolve as pessoas.