
Segundo dados do projeto Doing Business, estudo conduzido pelo Banco Mundial com 190 países, o Brasil ocupa a posição 124 no ranking que mede a facilidade de fazer negócios em cada localidade. Sob esse viés, a inovação surge como uma aliada para enfrentar a burocracia diária que assombra as empresas, além de mostrar-se essencial para assegurar o compliance tributário e eficiência nos processos internos.
Adicionalmente, os órgãos públicos, sobretudo a Receita Federal do Brasil, vem paulatinamente implementando mecanismos de digitalização das informações que permitem amarrar os dados gerados pelos próprios contribuintes por meio do envio de obrigações acessórias – que tem no projeto SPED uma de suas ações mais relevantes dos últimos anos – fator que torna a fiscalização mais assertiva, ágil e com maior poder de alcance.
Na esteira da inovação, as empresas têm criado times de inovação como uma ramificação da área tributária, por vezes denominadas tax transformation. Nesse sentido, até o perfil dos profissionais está mudando: no passado era comum ter contadores e advogados, por exemplo, atuando em impostos, com foco puramente técnico. Agora, com a onda de inovação, profissionais de TI são integrados aos times de impostos para trazer um ar de mudança e de transformação digital, ao incluir conceitos de RPA (Robotic Process Automation) e data analytics que visam reduzir trabalhos manuais e repetitivos, mitigação de riscos fiscais, bem como a possibilidade de analisar de forma qualitativa grande números de dados que possam auxiliar na tomada de decisão.
De forma mais abrangente, o Governo também tem concedido incentivos fiscais relacionados à inovação, como no caso da Lei 11.196/05, conhecida como “Lei do Bem”, a qual confere vantagens tributárias para as pessoas jurídicas que realizarem pesquisas e desenvolvimento de inovação tecnológica.
Aline Vieira – Diretora de BPM Consulting
Atua há mais de 11 anos na área tributária e fiscal. Possui experiência em estudos tributários, avaliação de riscos fiscais de acordo com o ambiente de negócio da empresa, bem como implantação de controles e gestão dos processos fiscais. Especialista em projetos focados em atualização e turnaround de gestão fiscal, inclusive em implantação e parametrização de sistemas, atendimento a clientes multinacionais brasileiros e estrangeiros.