Apesar de gerar dúvidas para a maioria dos empresários, este tema não precisa ser tratado com tamanha dificuldade, principalmente ser indicado como o responsável pelas dificuldades que o seu negócio possa enfrentar.

O que você sabe sobre as demonstrações contábeis?

A contabilidade é, atualmente, um elemento indispensável para a gestão empresarial. De acordo com o cenário econômico, muitas vezes os gestores empresariais são obrigados a tomar decisões para que os negócios não sigam um rumo negativo. As demonstrações contábeis, acompanhadas da capacidade de interpretar os números por trás delas, são essenciais para essas deliberações.

O termo demonstrações contábeis, ou demonstrações financeiras, refere-se ao conjunto de relatórios contábeis preparados com o objetivo de fornecer informações sobre a situação patrimonial, econômica e financeira de uma empresa para os usuários externos, como investidores, clientes, fornecedores, bancos e governos.

Tendo em vista que há uma padronização na emissão das demonstrações contábeis, os usuários conseguem fazer comparações com outras empresas do mercado com base nas informações disponíveis nesses demonstrativos.

Conforme mencionamos, as demonstrações contábeis são elaboradas para facilitar a vida de todos que estão interessados em saber mais sobre a situação financeira de uma empresa. Portanto, os acionistas, gestores e até investidores gostam se conferi-las com frequência. Logo, tomar decisões com segurança é o que traz bons resultados.

Dessa forma, pode-se dizer que as demonstrações contábeis são vitais, pois permitem que o usuário tenha uma visão clara e precisa da performance do empreendimento. Tomar decisões com segurança é o que traz bons resultados para um negócio.

Sendo assim, manter as finanças  em dia é uma prática fundamental para o desenvolvimento saudável de um negócio. Além disso, esse tipo de controle facilita a obtenção de crédito no mercado, como empréstimos bancários, visto que as demonstrações contábeis atestam sua estabilidade e confiabilidade.

Vale ressaltar, que dentro das demonstrações contábeis, é possível encontrar inúmeras informações, como o balanço patrimonial, a demonstração do resultado, os lucros e o fluxo de caixa. Quesitos que facilitam o monitoramento dos investimentos realizados e, claro, dos resultados obtidos, garantindo uma atuação mais lucrativa.

Comandar uma empresa não é uma tarefa simples, há diversas decisões a tomar e obrigações a cumprir, sendo propício o surgimento de alguns erros. Porém, com o apoio desses relatórios será mais fácil identificar fraudes, atividades ilegais e erros nas estratégias.

Sem dúvidas, as demonstrações contábeis servem para provar a confiabilidade e o sucesso do seu negócio. Afinal, elas funcionam como histórico de sua vida financeira, o que é um ponto positivo na hora de pensar em expansão, vendê-lo ou buscar novos investidores.

 

  Ricardo Dias – Diretor de BPM Consulting

Atua há 18 anos em controladoria e contabilidade, carreira desenvolvida em empresas de outsourcing. Possui experiência em implantação de ERP TOTVS, atendimento em empresas de construção civil e incorporação imobiliária. Especialista em contabilidade internacional (US GAAP e IFRS).

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.

Mostrar Aviso