O mercado de capitais e seus agentes, os quais atuam nas operações que envolvem transações de ações em bolsa de valores, está bastante interessado no desenrolar da notícia de que os seus reguladores estão aceitando a discussão acerca da regulamentação da operação das Spac´s, também para as operações no mercado nacional. As Spac´s (ou Special Purpose Acquisition Company) são entidades constituídas com o propósito específico de servirem como veículos para aquisições de outras companhias, as quais serão transformadas em empresas de capital aberto (com ações negociadas em bolsa ao final da operação).

Este interesse é motivado, principalmente, pela possibilidade de um aumento bastante significativo das ofertas de ações em bolsa com a regulamentação desta atividade, dado que estaríamos contando com mais um importante agente fomentador de operações com propósito específico de adquirir empresas que, após adquiridas pelas Spac´s, passarão a ter suas ações negociadas em bolsa de valores. Isso pode ter um impacto bastante relevante na oferta de opções que os investidores terão para alocar seus investimentos, mesmo para aqueles que não costumam assumir participações significativas no mercado de ações.

Como já é de conhecimento dos atores do mercado de fusões e aquisições de empresas (M&A), o qual vem vivenciando um momento bem agitado devido ao número crescente de divulgações de operações realizadas e em andamento neste primeiro trimestre de 2021, o potencial incremento do volume de ofertas de ações no mercado com a atuação das SPAc´s, (assim como está ocorrendo em mercados mais maduros, como o americano, por exemplo) pode ser um “tempero” adicional para alavancar de forma significativa as operações do mercado de capitais, contribuindo para o financiamento do desenvolvimento das empresas em todos os setores da economia.

A expectativa gerada pelo potencial aumento do volume das entradas de novas empresas na bolsa de valores, traz consigo também uma elevação significativa de uma série de outras operações/transações em sua esteira, que envolvem os mais diferentes níveis das organizações. Uma das mais importantes é a utilização dos assessores para os trabalhos de Due Diligence (sejam eles financeiros/contábeis, tributários, trabalhistas e previdenciários, legal, comercial, operacional, ambiental e etc., dependendo do cenário onde a transação está inserida e dos interesses das empresas envolvidas), no sentido de garantir que os profissionais que estão a frente destas operações (tomadores de decisão) estejam confortáveis e seguros ao máximo quanto à condução da negociação propriamente dita, seja pela ótica do investidor/comprador, seja pela do vendedor.

Para que pudéssemos estar bem preparados para atuar como agentes de destaque e plenamente capacitados para garantir a excelência necessária na execução dos serviços, proporcionando todo o conforto possível para a tomada de decisão de nossos clientes inseridos no cenário de transações, desde o ano de 2016 a Crowe começou um projeto de restruturação de suas linhas de serviços especializadas neste contexto. Esse projeto criou um grupo de profissionais dedicados exclusivamente para as práticas voltadas a estas operações, composto por um time de profissionais experientes e de alto nível, capaz de atuar em todas as demandas de uma transação de M&A (seja para a prática de Due Diligence, de Assessoria de M&A, de Valuation, Laudos de PPA e etc…).

Outro aspecto muito importante a ser destacado, é que o DNA dos gestores de nossa empresa e também da área de assessoria a transações carrega um histórico bastante robusto de atendimento a clientes de Middle Market. Isso porque este perfil de empresa passou a ser objeto de desejo de todos os participantes do mercado de capitais e, portanto, temos uma vasta experiência em operações vivenciadas neste cenário e conhecemos todas as suas nuances e peculiaridades, o que contribui muito para que todo o processo da operação seja mais ágil e assertivo.

Mario Alves – Sócio de Advisory & Due Diligence

Atua há mais de 25 anos nas áreas de due diligence e auditoria. Possui experiência em desenvolvimento de projetos estratégicos de consultoria relacionados a operações de M&A para clientes financeiros. Possui vivência em coordenação em diversos projetos envolvendo fusões e aquisições de empresas em processos de investigações de compra e venda no Brasil.