Atualmente a necessidade de se ter uma auditoria externa vem sendo cada vez mais aplicada às empresas de pequeno e médio porte, principalmente, em decorrência da maior busca dos investidores por essas empresas, nas quais, se visualiza uma oportunidade de mercado. Entretanto, ainda existe uma certa desconfiança dos empreendedores em torno do trabalho e da função do auditor. Essa desconfiança, e consequentemente a ausência de uma auditoria externa, pode impactar de forma negativa os acordos com possíveis investidores e até mesmo as instituições financeiras que sempre buscam credibilidade nas informações contábeis e financeiras.

As empresas que possuem auditoria externa, além de demonstrarem ao mercado qualidade e transparência nas informações contábeis e financeiras, também contam com o suporte para melhoria de seus controles e processos internos. Contudo, vale lembrar que a função do auditor externo é diferente de um auditor interno, que busca avaliar o sistema de controles internos da empresa com o objetivo de sugerir melhorias nos processos ou alertar em relação aos riscos, tornando a empresa mais segura. Por outro lado, o auditor externo tem como objetivo assegurar que não existem quaisquer tipos de erros que possam causar impacto significativo na saúde financeira e contábil da organização.

É importante salientar que a auditoria externa não é exclusividade de empresas de grande porte ou de capital aberto, pelo fato de serem obrigadas, mas sim, de todas as empresas que buscam credibilidade e transparência nas suas informações contábeis e financeiras, que buscam novos investidores para a ampliação de seus negócios,  bem como melhorar o relacionamento com instituições financeiras para captação de empréstimos e financiamentos com maior facilidade e condições favoráveis de juros.

Ainda há tempo de contratar uma empresa para realizar a auditoria de suas informações financeiras, esse é o caminho para que seu negócio seja mais confiável perante mercado.

Danilo Lopes – Gerente de Auditoria
Iniciou sua carreira em 2010, passando por grandes empresas de auditoria e prestando serviços de auditoria para companhias públicas e privadas, de variados portes e setores. Possui conhecimento em IFRS e Controles Internos, com QTG-CVM ativo.