Atuando como assessor financeiro nos últimos 20 anos, tenho vivenciado o desafio de empreendedores na busca do crescimento e valorização das suas empresas.

Ao longo da minha experiência, ficou claro que ter como sócio um investidor de capital privado, Private Equity (PE) ou Venture Capital (VC), pode apoiar o empresário no crescimento acelerado e na busca pela valorização da sua empresa.

Ter um sócio de VC/PE traz uma série de benefícios que não se limita simplesmente ao acesso ao capital, mas também à inteligência de negócios, melhoria da gestão e seu direcionamento à criação de valor econômico empresarial, além de exposição ao Mercado de Capitais.

No ciclo de vida da empresa, o acesso ao capital é fundamental para suporte ao crescimento. Nos estágios em que a empresa cresce aceleradamente, em especial em seu estágio inicial, a necessidade de capital para financiar o giro e investimento fixo é fundamental. Neste momento, atrair um sócio de VC/PE tem se mostrado uma solução para a captação de recursos financeiros dada a restrição de acesso a crédito privado, traço típico do Mercado Financeiro no Brasil.

Da mesma forma, temos observado que um sócio de VC/PE é um agente de melhoria de gestão, em particular para empresas de pequeno e médio porte. Devido a exigências de governança de seus provedores de capital, da regulação do Mercado de Capitais, da experiência e especialização em investimento, o sócio de VC/PE exige uma disciplina de gestão das empresas em que investem, que impulsiona o desenvolvimento de ferramentas gerenciais para planejamento, análise e monitoramento de negócios que tradicionalmente não fazem parte do dia-a-dia do típico do empresário brasileiro, sem contar o incremento obrigatório de governança corporativa.

Além disso, devido a sua natureza e orientação de negócios, o sócio de VC/PE promove o direcionamento ao incremento do Valuation da empresa, seja por meio de estratégia de crescimento orgânico, mas também pelo crescimento por aquisições.

Num estudo recente da ABVCap, entidade que reúne a comunidade de gestores de fundos VC/PE, concluiu-se que o EBITDA de empresas que possuem sócios de VC/PE cresceu em média a uma taxa anual de 36%. As mudanças promovidas pela atuação dos sócios de VC/PE na gestão e nos planos de negócios das empresas investidas se refletiram em sua operação e na geração de caixa. Cerca de 30% do impacto no EBITDA pôde ser atribuído a mudanças na estratégia comercial das companhias, com melhor precificação e diversificação de canais de venda.

Já em outro estudo elaborado com empresas que abriram capital na Bolsa de Valores, observou-se que a valorização inicial das empresas que tinham a presença de sócios de VC/PE foi superior às empresas não investidas por VC/PE.

Adicionalmente, a admissão de um sócio de VC/PE, dado processo de seleção e escrutínio realizado para o aporte de capital, proporciona uma ampla exposição e melhoria da reputação da empresa no Mercado de Capitais.

Vale ressaltar que o volume de capital de VC/PE no Brasil vem crescendo permanentemente, a despeito dos nossos desafios políticos e econômicos. No período entre 2011 a 2018, quando o PIB Brasileiro aumentou cerca de 5%, o volume de capital comprometido por gestoras de VC/PE cresceu 170%, alcançando um volume de cerca de R$ 170 bilhões ao final de 2018. Além disso, a quantidade de gestoras de investimento VC/PE se expandiu, em especial, as focadas em Seed e Venture Capital.

Assim, acreditamos que atrair um investidor de VC/PE como sócio pode ser uma iniciativa que trará benefícios que transcendem um simples aporte de capital, impulsionando a eficiência, o crescimento e a valorização da empresa.

Temos um time de profissionais especialistas e com larga experiência na captação de recursos junto a investidores de Venture Capital e Private Equity, oferecendo um processo estruturado para apoiar sua empresa em todo o ciclo de captação, desde a preparação, precificação, abordagem e negociação com investidores, no Brasil e no mundo.

 

Marcelo Tommasi – Corporate Finance Partner da Crowe Macro

25 anos de experiência em Corporate Finance. Liderança em dezenas de projetos de assessoria em M&A, considerando desde transações cross border com empresas listadas, bem como transações locais para empresas privadas do middle market, incluindo mandatos de venda e de compra. Conhecimento da indústria de Private Equity, especialização em avaliação de empresas, tendo coordenado e executado mais de 100 valuations no âmbito de Fairness Opinion e assessoria para transações.

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.

Mostrar Aviso