O Brasil vive um cenário econômico desafiador para o crescimento das empresas. Desde 2011, o crescimento médio anual do PIB brasileiro foi de 0,6%, período em que passamos pela pior recessão econômica de nossa história, com seu ápice entre 2014 e 2016. Mas, apesar de termos emergido da crise em 2017, o avanço da economia brasileira continua lento, a despeito da expectativa de recuperação acelerada que tipicamente ocorre após ciclos recessivos severos.

O consenso de mercado aponta para um crescimento esperado de pouco mais de 1% em 2019 e uma taxa média anual por volta de 2,5% até 2023. Desta forma, a competição por crescimento orgânico dentro de um mercado que cresce lentamente, torna o avanço das empresas cada vez mais custoso, exigindo uma dose crescente de investimento, ousadia e inovação. Neste cenário, o crescimento por aquisições torna-se mais atrativo, porque seu custo fica favorável quando comparado ao do crescimento orgânico. Vale lembrar que é nesta situação que os preços das empresas se reduzem.

Uma estratégia de crescimento por aquisições, quando combinada com o crescimento orgânico, pode acelerar fortemente o avanço da empresa. Através de fusões e aquisições, a empresa pode adquirir escala e penetração de mercado, por exemplo, com a aquisição de competidores, reforçando seu market share e alcançando liderança em um num segmento. Por meio de aquisições, a empresa também pode adquirir inovação e acesso à tecnologia, fatores que podem alavancar fortemente seu desempenho e que demandariam muito tempo e recursos para serem desenvolvidas internamente. Em última instância, uma estratégia de crescimento por aquisições pode servir para construir uma vantagem competitiva duradoura.

De fato, estudos de diversos institutos conceituados a nível global, têm demonstrado que empresas em todo mundo, na medida em que crescem, aceleram o seu ritmo de aquisições. Isto confirma que as organizações mais bem-sucedidas a nível regional e global, criam estratégias de crescimento combinando iniciativas orgânicas e por aquisições.

Nesse sentido, o ritmo do fluxo de Fusões & Aquisições no Brasil confirma a tendência de crescimento por aquisições. Com o comportamento adverso da Economia Brasileira nos últimos anos poder-se-ia prever que o fluxo de Fusões & Aquisições deveria retroceder devido à depressão econômica. Na realidade, o que ocorreu foi uma forte expansão do volume de transações anunciadas, que cresceu 135% na última década, reforçando nossa tese do caráter anticíclico da estratégia de crescimento por aquisições.

Adicionalmente, é importante notar que a participação de compradores estrangeiros no fluxo de Fusões & Aquisições vem se acentuando na última década, ultrapassando 50% do valor das transações em 2017.

Outro antecedente significativo da importância do crescimento por aquisições é apontado pelo crescimento acelerado do volume de capital disponível para investimento por parte dos gestores de Private Equity. Segundo dados recentes divulgados pela ABVCap, a entidade representativa da Indústria, o volume de capital cresceu cerca de 2,5 vezes desde 2011, havendo cerca de R$ 39 bilhões de capital disponível para investimento no Brasil atualmente.

Por fim, consideramos fundamental combinar estratégias de crescimento orgânico e por aquisições para acelerar a expansão empresarial. Em última instância, uma estratégia de crescimento apoiada em aquisições pode conferir à empresa uma vantagem competitiva.

Temos um time de profissionais especialistas e com larga experiência, no Brasil e nos principais centros econômicos do mundo, oferecendo práticas para apoiar sua empresa em todo o ciclo de uma aquisição, desde o desenvolvimento de sua estratégia, pesquisa, definição e abordagem de alvos, precificação e análise do retorno do investimento, negociação com vendedores, diligência de negócios, financeira, contábil, fiscal, trabalhista, até a conclusão da transação.

Marcelo Tommasi  é Sócio de Corporate Finance da Crowe no Brasil. Possui 24 anos de experiência em serviços de assessoria financeira para Corporate Finance, em especial Fusões e Aquisições e Avaliações Econômicas, tendo liderado dezenas de transações em M&A, incluindo desde transações cross border com empresas listadas, bem como transações locais para empresas privadas do middle market.

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.

Mostrar Aviso