Esta é uma pauta que deve permear as discussões estratégicas das empresas de forma sistemática. Ter uma estratégia estruturada de M&A (sigla em inglês para Fusões e Aquisições) traz uma série de benefícios que não se limita apenas às grandes corporações, cujas transações, em geral, envolvem centenas de milhões de dólares, mas também às pequenas e médias empresas, que visam o direcionamento à criação de valor econômico empresarial e a melhoria da gestão.

Num ambiente de reformulação dos modelos de negócios impulsionada pela transformação digital, a preocupação dos empresários e altos executivos com a construção de estratégias de M&A tem se intensificado, tanto nas empresas que foram impactadas negativamente pela digitalização dos negócios, como nas empresas que crescem exponencialmente surfando a onda da inovação.

Neste sentido, a sensibilização dos gestores e empresários para adaptar o planejamento estratégico como uma forma de lidar com os efeitos das incertezas futuras causadas pela digitalização dos negócios, torna a estruturação de um processo de fusão e aquisição ainda mais importante para aproveitar as oportunidades de criação de valor empresarial e, consequentemente, a precificação da organização pelo mercado.

Na minha experiência, esse movimento de estruturação de uma estratégia de M&A, não é um privilégio das empresas que desfrutam de um ciclo de expansão acelerado, mas também uma oportunidade para as empresas que estão vivenciando um momento de reavaliação do negócio, seja pelas mudanças estruturais ou por discussões societárias ou de sucessão.

Neste contexto, de um lado, observa-se que as empresas alvo de aquisições que estavam organizadas e preparadas para vender ou associar-se a outra empresa têm resultados significativamente melhores do que aquelas que conduziram o processo de forma improvisada e sem preparo prévio. Por outro lado, constata-se que as compradoras mais bem-sucedidas em M&A aplicam o mesmo foco, consistência e profissionalismo na estratégia de aquisições e fusões, que nas outras disciplinas críticas ao seu negócio. Assim, a capacidade de abordar M&A de forma estruturada acaba por gerar uma vantagem competitiva que outros competidores terão dificuldade em replicar.

Um estudo recente divulgado por uma empresa global de consultoria, mostra que as empresas da América Latina levam mais tempo para alcançar os resultados e sinergias esperados, quando comparadas às estatísticas globais. Isto ocorre porque dedicam menor importância a preparação e estruturação do planejamento estratégico de M&A.

Outro estudo realizado pela City University de Londres, que avaliou o desempenho dos negócios e a atividade de M&A de 25.000 empresas globais durante o período de 20 anos, mostrou que as empresas apresentaram desempenho superior à média do Mercado, quando anunciam aquisições com maior frequência. Adicionalmente, o estudo aponta que as empresas listadas a mais de três anos fornecem retornos superiores para os acionistas quando têm um programa estratégico de M&A, que inclui pelo menos uma aquisição por ano e um a dois desinvestimentos a cada três anos.

Em conclusão, consideramos que estruturar uma estratégia de M&A deve ser um caminho perene nas organizações, preparando as empresas, de forma estratégica, para aproveitar as oportunidades do mercado para crescer por aquisições, para avaliar a potencialização do negócio através da associação a outras empresas ou investidores ou mesmo para se beneficiar de oportunidades de venda da companhia criando, desta forma, uma vantagem competitiva consistente e duradoura.

Temos um time de profissionais especialista e com larga experiência na estruturação do processo de M&A, para apoiar as empresas em todo ciclo da transação, tanto para empresas atuando no buy-side como para as empresas atuando no sell-side, desde a preparação, precificação, abordagem e negociação, no Brasil e no Mundo.

Luis Bracourt – Corporate Finance Associate Partner da Crowe Macro

Luis Bracourt é Sócio de Corporate Finance da Crowe Macro. Possui mais de 20 anos de experiência em gestão de empresas de TI líderes em seus segmentos, contribuindo para a liderança no mercado, expansão internacional e gestão de serviços, inclusive apoiando no processo de crescimento por Fusões e Aquisições. Nos últimos 3 anos tem se dedicado e liderado os processos de M&A e Avaliações Econômicas através de mandatos específicos, abrangendo transações de cross-border, em especial no segmento de tecnologia.

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.

Mostrar Aviso