Oportunidades de crescimento e melhoria, problemas a serem resolvidos, necessidades de adequação à normas ambientais, de saúde e segurança ou regulatórias: as razões são muitas para que as empresas invistam em novos projetos.

Novos projetos demandam das empresas capital e capacidade de gestão.

As opções são múltiplas, mas os recursos limitados. Como decidir onde utilizá-los? Como legitimar esta decisão?

A falta de um processo adequado de seleção dos projetos de investimento é frequentemente a causa de decisões equivocadas e de desgastes internos desnecessários.

O processo de seleção do portfólio de projetos – que consiste na escolha criteriosa de onde investir – tem o objetivo de otimizar o uso de recursos da empresa, maximizando os benefícios a serem obtidos da aplicação do capital e dos esforços de gestão.

Para isso, é preciso manter o foco nos seguintes pontos fundamentais:

1. A execução do conjunto de projetos (portfólio) deve ter por objetivo maior atingir as metas estratégicas da empresa. O portfólio deve, portanto, estar alinhado à estratégia;
  2. Os projetos escolhidos devem obedecer a critérios não somente econômicos (payback, TIR, etc.), mas também a critérios de riscos (segurança, meio-ambiente, requisitos legais, obsolescência de tecnologias), concorrência (resposta de competidores), complexidade (tecnologia, capacidade de gestão) e mercado (posicionamento, atratividade, satisfação do cliente);
  3. A avaliação e escolha dos projetos deve se dar num ambiente de métricas confiáveis e de fácil operacionalização e visibilidade.

Em um ambiente de negócios onde fusões e aquisições passam a ser instrumentos de crescimento e ganho de competitividade, a capacidade de investir capital de forma eficaz passa a ser um ativo cada vez mais valorizado. E isso se inicia por saber escolher onde investir (seleção de projetos).

A Crowe, através da sua Divisão de Performance & Project Management oferece aos seus clientes opções sob medida para implantação de métodos eficazes de seleção e gestão de portfólio de projetos, buscando a maximização dos benefícios a serem obtidos a partir do capital investido.

Márcio Barreiros – Performance & Project Management Director

Profissional com mais de 35 anos de experiência com desenvolvimento e implantação de projetos industriais e estruturação organizacional. Possui experiência como Diretor de Negócios e já atuou em projetos de grande porte para grupos nacionais e internacionais.