Manter um monitoramento periódico do sistema de controles internos das principais atividades da empresa gera segurança e confiança na gestão dos negócios.

Muitas empresas, em meio as atividades diárias, deixam o monitoramento de lado, ficando expostas a riscos, sejam eles: fraudes, perdas financeiras, concorrência, imagem, entre outros. Essa negligência pode afetar, de maneira negativa, os resultados esperados pela organização.

Para minimizar esses riscos, é fundamental manter um departamento de controles internos ativo, que constantemente testa e avalia os controles e busca sempre melhorar os já existentes por meio de novas tecnologias e ou procedimentos.

Essa cultura tem que fazer parte de qualquer empresa, não somente em empresas de grande porte e/ou listadas no Novo Mercado. O custo x benefício desta implementação trará conforto e continuidade segura ao negócio.

Aí vem a pergunta mais comum dos gestores: Como fazer e qual o investimento?

O processo de implementação inicia-se pelo mapeamento dos processos e a identificação dos riscos inerentes. É importante que a empresa tenha controles operacionais que funcionam diretamente nas atividades de cada processo, como por exemplo, uma aprovação e, também, controles de monitoramento, normalmente executados por gestores ou alguém de fora do processo, mas que traz uma segurança relevante adicional ao processo. Identificados os processos chaves e os controles já existentes, é hora de avaliar se os mesmos estão minimizando os riscos inerentes por meio dos “testes de controle” e se são suficientes para assegurar que toda a operação seja segura.

O custo poderá ser o de um novo profissional (inicialmente) e o das possíveis mudanças em sistemas e ou procedimentos – os resultados podem ser de difícil mensuração financeira, porém a ausência dos controles, em algum momento, será mensurada financeiramente, mas por meio da perda apurada.

A Crowe pode ajudar sua empresa nesse processo e até mesmo assumir parte dessa função – nos contate para uma conversa inicial que já ficará como base de seu projeto, interno ou não.

Sérgio Oliveira –  Audit & Risk Partner (São Paulo/Campinas offices)

Possui mais de 22 anos de experiência nas áreas de auditoria e riscos em inúmeros projetos desenvolvidos de auditoria, aquisições e fusões, SOX, riscos, controles internos e fraudes, em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos. Sócio líder das práticas de auditoria e riscos da Crowe no Brasil. Registrado no Conselho de Contabilidade – CRC/SP, cadastro Nacional de Auditores Independentes – CNAI e registrado na Comissão de Valores Mobiliários – CVM.