Sua empresa já passou por um processo de auditoria trabalhista e previdenciária? Este processo consiste em um exame detalhado sobre um determinado escopo de um aspecto organizacional. É uma ferramenta de auxílio para que a gestão possa obter um parecer técnico e apurado dos processos que envolvem o Departamento Pessoal e de Recursos Humanos. Este serviço tem como objetivo a garantia de qualidade, bem como do atendimento das rotinas processuais e legais nas organizações.

As empresas precisam enxergar a auditoria trabalhista e previdenciária como uma autoanálise que busca auxiliar a área de RH a realizar suas funções com qualidade e segurança no que diz respeito ao cumprimento das exigências legais, desta forma, quebra-se aquela visão de que o auditor é o “investigador”, ou seja, aquele que vem para apontar os erros, e passa-se a enxergá-lo como parceiro com papel relevante na prevenção e antecipação de possíveis problemas com os diversos órgãos reguladores (Receita Federal, Ministério do Trabalho) e com o descontentamento dos empregados em si, evitando assim, possíveis litígios trabalhistas.

Importância da auditoria trabalhista e previdenciária:

• Evitar autuações;
  • Evitar reclamatórias trabalhistas;
  • Autofiscalização;
  • Retenção de pessoas;
  • Preparação para o Esocial.

Processos que são auditados:

• Folha de pagamento;
  • Procedimentos de férias e rescisões contratuais;
  • Segurança e Medicina do Trabalho;
  • Admissão e documentação dos empregados;
  • Controle de ponto e jornada de trabalho;
  • Pagamentos à autônomos e terceirizados;
  • Apuração do INSS e FGTS;
  • Controles do Departamento Pessoal.

As empresas precisam enxergar que as pessoas são o recurso mais importante dentro das organizações e por isso a boa gestão desse recurso é indispensável.

A Crowe possui equipe altamente experiente nas diversas áreas de negócio. Entre em contato e veja como podemos auxiliá-los.