O uso de uma Matriz de Riscos é de extrema importância em uma organização, pois com ela é possível se prevenir de potenciais riscos que podem impactar sua empresa ou até mesmo tirar você do seu objetivo estratégico.

Estar preparado é uma das principais vantagens que uma organização deseja ter hoje em dia, mas para o que devemos estar efetivamente preparados?

É isso o que uma Matriz de Riscos bem elaborada poderá proporcionar, você terá uma visão ampla e clara de todo o contexto no qual sua organização está inserida e, dessa forma, poderá prever possíveis riscos oriundos de diversas direções. Assim, poderá atuar desde já em um plano de ação, e caso aquele evento se concretize no futuro, você não sentirá a dor do arrependimento de não ter se preparado antes, ou de se perguntar o que fez de errado.

Muitas organizações ainda não utilizam essa ferramenta de gerenciamento de riscos como forma de prevenção. A Matriz de Riscos, como citado anteriormente, identifica previamente problemas que possam estar sem direcionamento interno, expondo sua empresa a riscos desnecessários.

Existem diversas formas de Matrizes, tamanhos e modelos, pois cada uma deve seguir a sua realidade atual. Por isso, muito cuidado ao usar Matrizes de outras empresas, pois você poderá tomar decisões erradas e colocar esforços em riscos que não condizem com a sua realidade. Ou seja, gastar tempo, dinheiro e recursos desnecessários.

Nós, da Crowe, possuímos ampla experiência na construção de trabalhos voltados a práticas de gerenciamento de riscos, podendo auxiliar sua empresa nessa construção.

Para maiores informações, entre em contato conosco:

Mario Policastre
Audit & Risk Manager