O tema liderança é importante e quando engloba inclusão se torna ainda mais desafiador. A liderança inclusiva é uma competência essencial para promover a transformação nas organizações, pois promove a diversidade e inclusão, forma times diferenciados, tem espaços para novas ideias, transformando o ambiente favorável para se trabalhar, traz novas propostas e soluções para o dia a dia, além da agilidade para responder desafios que se apresentem. Hoje essas pautas estão em discussão em todas as organizações, porque são vistas como oportunidade, onde o líder tem o papel principal, visto que ele é o grande influenciador de sua equipe, o exemplo para cada um de seu time.

Como reconhecer se você é um líder inclusivo? Iniciando com o principal, é preciso ser humilde nas colocações, deixando claras as regras não escritas, não negligenciar as coisas pequenas, acreditar que as pessoas são criadas iguais, mas não da mesma forma, promover a integração e garantir que todos sejam tratados com equidade, atuando para que se sintam seguros e pertencidos.

Em muitos momentos, por desconhecimento ou por comodismo, muitos líderes ainda não agem como líderes inclusivos, não assumem seu papel como agentes transformadores e seguem adotando resultados de curto prazo, centralização na tomada de decisão, pressionados e pressionando, ou seja, formando equipes tarefeiras e homogêneas com espaço quase nulo para criar e inovar. Esse modelo em muitos momentos ainda produz algum resultado, porém com um futuro ameaçado e com muitos efeitos colaterais – psicológicos, físicos e financeiros.

Para que as empresas tenham profissionais cada dia com mais talento, comprometidos e inovadores, as lideranças precisam estar preparadas para a gestão desta diversidade, investir nas pessoas, desenvolvendo aspirações compartilhadas, construir entendimentos para o trabalho em equipe, ser um agente de mudança, reconhecer que terá algumas falhas, porém ao longo do caminho ter paciência, persistência e manter o foco no compromisso de manter sempre a evolução para uma liderança inclusiva cada dia mais presente.

Elizabete Belvão | HR Business Partner

Experiência há mais de 11 anos em Recursos Humanos, atuando como Consultoria Interna / Business Partner em empresas de médio e grande porte, com foco em parceria estratégica do negócio, no desenvolvimento de pessoas e alcance dos resultados.