Para empresas privadas que buscam obter capital e fornecer saídas para os seus acionistas, uma oferta pública inicial de ações (IPO) pode ser um caminho mais vantajoso e uma opção estratégica para financiar o crescimento e ter acesso a grandes investidores. O sucesso na venda de ações na bolsa de valores depende de uma preparação antecipada da empresa e da criação de valor.

Para saber se a sua empresa realmente está preparada para atender às exigências do novo mercado, neste artigo listamos as principais etapas e os requisitos dessa operação.

  1. Estratégia e planejamento

Avalie opções estratégicas e faça uma avaliação geral. É importante analisar todas as possíveis transações que poderiam servir como pontos de partida ou alternativas atraentes a uma listagem no contexto dos objetivos dos acionistas e da empresa.

Nesta avaliação, considere todas as etapas do processo e se de fato é o momento para a empresa partir para o IPO. Isso porque essa é uma operação com custos muito elevados. Para se ter uma ideia, empresas gastam milhões de reais para abrir capital, e todo o processo pode levar mais de um ano.

  1. Estrutura e equipe

Prepare sistemas, novas funções e otimização tributária tanto para a empresa quanto para os acionistas. Comece a construir infraestruturas de mercado de capital e/ou faça ajustes estruturais para obter prontidão para o IPO.

Aprimorar os controles internos pode ajudá-lo a atender os requerimentos contábeis, tributários, legais e processuais. Historicamente, as duas principais deficiências de controle interno reportadas que contribuem para uma deficiência material, são relacionadas à competência e ao treinamento de recursos contábeis e documentação, política e procedimentos contábeis inadequados. Lidar com problemas de contabilidade críticos desde cedo é um fator de sucesso determinante para um IPO.

  1. Valuation (preço da oferta)

O sucesso ou o fracasso de um IPO são determinados consideravelmente pela precificação correta – a valorização e precificação são complexas e partes imensamente importantes do processo do IPO. Neste sentido, será por meio do valuation que o banco líder do sindicato dos bancos prepara uma valorização detalhada da entidade emissora usando diferentes métodos de valorização com duas abordagens: abordagem de mercado e abordagem de rentabilidade.

  1. Vantagens e desvantagens em um processo de IPO

Quais as vantagens de realizar um IPO?

As companhias abertas apresentam inúmeras vantagens:

  • Melhoria na condição financeira;
  • Acesso ao mercado de capitais para obter recursos por meio de ofertas de capital próprio e títulos de dívidas;
  • Fortalecimento da marca e prestígio com consumidores;
  • Maior facilidade para realizar aquisições de novas companhias;
  • Implantação de planos de incentivo para os executivos da companhia como oportunidade de criar vínculo.

Quais as desvantagens de realizar um IPO?

Apesar de algumas vantagens apresentadas, o processo de abertura de capital pode trazer algumas desvantagens para a empresa e o acionista:

  • Alto custo relacionado à abertura de capital;
  • Custos adicionais associados aos requisitos contínuos para uma empresa listada;
  • Novos investidores com direito a voto.

Através de um planejamento bem executado, a companhia concluirá a etapa de abertura de capital, e a partir de então lidará com um conjunto inteiramente novo de riscos. Forneça relatórios e divulgações de alta qualidade e, principalmente, tenha uma excelente governança corporativa.

Procedimentos de preparação de informações financeiras periódicas permitem que empresas de capital aberto obtenham projeções precisas a cada trimestre e cumpram metas de forma consistente.

Nós podemos lhe assessorar com as melhores soluções. Entre em contato conosco.

 

Ricardo Dias – Diretor de BPM Consulting

Diretor com 20 anos de experiência na área contábil, atuando em empresas de outsourcing e consultoria. Atendimento a diversos segmentos de negócios, tais como: Indústria e comércio, serviços, start-ups. agronegócio, incorporação e construção civil. Participação em diversos projetos de abertura de capital, atuando como especialista contábil. Apoio a empresas na preparação e apresentação das demonstrações financeiras de acordo com as normas nacionais e internacionais.

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.

Mostrar Aviso