Certamente você espera encontrar neste texto aquela sopa de letrinhas com siglas e termos tecnológicos que chamam a atenção e instigam a nossa imaginação e curiosidade. Entretanto, não são apenas as tecnologias envolvidas que devem chamar a sua atenção pois elas compõem o meio que suporta e dita a velocidade da transformação, mas o que muda de fato são os modelos organizacionais, estratégias de negócio, profissões e carreiras. A transformação digital já está acontecendo e mesmo que você não seja tão ligado a isso, de alguma forma já está envolvido nas grandes transformações trazidas por empresas como Uber, NetFlix, Airbnb, Nubank etc. Você consegue perceber os impactos causados por essas empresas extrapolando os seus segmentos?

Veja o caso do Uber, que não só reinventou a mobilidade convencional, mas também entregou uma forma flexível de gerar renda. Os impactos trazidos pelo Uber alcançam também as montadoras automotivas que provavelmente dentro de alguns anos terão mudado a sua estratégia de negócio e talvez o seu foco não seja mais a venda de veículos e sim a locação deles. Se as pessoas pararem de comprar veículos, o que acontecerá com as seguradoras automotivas?

A Netflix por sua vez, revolucionou o setor de filmes e séries de televisão através de serviços via streaming, o que contribuiu para a extinção do seu segmento de origem que era a locação e venda de DVDs em lojas físicas com entregas via correio. Cerca de 10 anos após o início com streaming, a Netflix superou a The Walt Disney Company em 2018 se tornando a empresa de maior valor de mercado no mundo do entretenimento.

Mas se engana quem pensa que transformação digital é algo para StartUps ou empresas de tecnologia. Na verdade, o mundo está mudando e convergindo rapidamente para o digital. As pessoas estão cada vez mais conectadas e informadas, exigem novas experiências de trabalho e relacionamentos, querem novos produtos e abordagens, precisam se sentir inseridas e acolhidas. Por isso, as empresas precisam entender que a transformação digital não é opcional e que o tempo de evolução das coisas não acontece mais de forma linear e sim exponencial.

Para mensurar a diferença dos conceitos de evolução e velocidade com que as coisas acontecem hoje em dia, vamos pegar como exemplo uma das maiores criações disruptivas que a tecnologia pode prover e que certamente mudou a experiência humana de uma forma geral, o Iphone 1. Em 2007 quando o primeiro Iphone foi criado, pouco mais do que um telefone móvel com toques musicais, SMS com fotos, câmera digital e telas que respondiam ao toque poderiam ser esperados destes aparelhos devido às limitações dos componentes eletrônicos da época. Hoje, apenas 13 anos depois, os smartphones mais simples possuem pelo menos 10 vezes a capacidade de processamento dos computadores que levaram o homem à Lua e provavelmente quase tudo que você precisa para desenvolver o seu trabalho, se relacionar ou estudar pode estar no seu bolso e com pouca ou quase nenhuma limitação de acesso.

Você consegue então imaginar o que está por vir nos próximos 5 ou 10 anos? Se a resposta for não, o seu negócio pode estar em risco. É importante que as empresas que desejam se manter competitivas estejam antenadas a estas mudanças e comecem a praticá-las o mais rápido possível. As siglas das soluções tecnológicas podem assustar e passarem a impressão de que a transformação digital pode custar caro e ser restrita aos grandes negócios, mas na realidade ela é democrática e pequenas ações como a migração da sua infraestrutura de T.I para Cloud Computing pode custar mais barato do que o modelo atual e trará desempenho inigualável. Para concluir, não importa o quão promissor ou organizado seja o seu negócio, não importa o porte ou o segmento do seu negócio. O fato é que a transformação digital já está presente em todas as empresas, mesmo que de forma passiva.

Rogério Guimarães – CIO

Atua há mais de 20 anos na área de tecnologia da informação. Possui experiência em implantação de projetos de infraestrutura, análise e desenvolvimento de sistemas, otimização de processos, telecomunicação, segurança de redes de informação e estruturação de processos relacionados a diversos segmentos.