Com objetivo principal de fazer com que a população tenha controle sobre seus dados cadastrais, foi criado em 2017, o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Porém, até então a carteira impressa continuava a ser emitida. A partir de setembro de 2019, a Carteira de Trabalho Digital passou a substituir a tradicional carteira impressa. E, a partir de agora, as empresas que utilizam o e-Social fazem o registro dos novos colaboradores por meio do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Mas o que muda a partir de fevereiro?
O Governo Federal publicou no diário oficial a portaria que ganhou força com a medida estabelecida pelo Ministério da Economia. E, a partir de fevereiro de 2020, as unidades de atendimento do Sine (Serviço Nacional de Emprego) não emitirão mais a Carteira de Trabalho impressa.
A mudança no formato do documento, que passa a ser 100% digital, afeta diretamente os trabalhadores e empregadores, que precisam se adaptar à nova forma de acesso, bem como, acompanhar as informações trabalhistas e novas contratações.

Como proceder a partir de agora?
Todo o cidadão brasileiro tem a sua Carteira de Trabalho Digital previamente emitida ao fazer o registro no Cadastro de Pessoa Física (CPF), e para habilitar o documento é necessário baixar o aplicativo da Dataprev CTPS Digital (disponível para Android e iOS) e criar uma conta seguindo o passo a passo. Caso a pessoa já tenha cadastro no sistema acesso.gov.br, ela pode utilizar os mesmos dados de acesso. O INSS recomenda que a antiga Carteira de Trabalho de papel não seja descartada, pois, traz informações importantes, principalmente, relacionadas ao tempo de trabalho. E será importante para o caso de divergência de dados com a digital. Outro detalhe, é que muitas pessoas utilizam a Carteira de Trabalho como documento de identificação e agora, com a digital, isso não será mais possível.