A partir de agora, a Receita Federal permite a contribuintes obter desconto no pagamento da multa de ofício, embutida nas autuações fiscais, quando o caso for julgado de forma desfavorável na Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

Nesses casos, o contribuinte poderá pagar a multa à vista com desconto de 30% e 20% se for parcelado, no prazo máximo de 30 dias após a decisão na esfera administrativa, caso a discussão não seja levada para o Judiciário. A medida deve ser seguida por todos os fiscais do país.

Advogados de empresas viram a mudança com bons olhos, visto que esta situação específica não está expressa no artigo 6º da Lei nº 8.218, de 1991, que trata dos possíveis descontos para quem paga tributos devidos. Trata-se de uma oportunidade de abatimento da carga tributária.

Na prática, o contribuinte pode economizar uma quantia significativa, pois a nova medida pode ajudá-lo a se beneficiar da redução e fazer o recolhimento. Além disso, o Fisco também se beneficia ao evitar que débitos fiquem abertos, diminuindo a judialização.

Smart decisions. Lasting value.

© 2019 Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda.
Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. is a member of Crowe Global, a Swiss verein. Each member firm of Crowe Global is a separate and independent legal entity. Crowe Macro Auditoria e Consultoria Ltda. and its affiliates are not responsible or liable for any acts or omissions of Crowe Global or any other member of Crowe Global.