A Receita Federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 12 de abril de 2021, a Instrução Normativa RFB nº 2020, que alterou a Instrução Normativa RFB nº. 2010, de 24 de fevereiro de 2021, permitindo que os contribuintes enviem a declaração e realizem o pagamento da primeira cota do imposto até o dia 31 de maio de 2021.

Segundo o órgão, as prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Covid-19, visando proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento da Receita Federal e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Dessa maneira, é possível contribuir com os esforços do Governo Federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação do vírus.

O contribuinte que optar pelo pagamento do imposto via débito automático desde a 1ª cota, terá que entregar a Declaração de Imposto de Renda até o dia 10 de maio. Aqueles que entregarem após esta data, deverão pagar a 1ª cota por meio de DARF, que será gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

Também foram prorrogados para 31 de maio os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como o vencimento do pagamento do imposto relativo a essas declarações.

Mesmo com o adiamento do prazo de envio ao fisco, conte com os profissionais da Crowe Macro para elaboração ou revisão da sua declaração!